Conceito
Canalização de gás é basicamente tubulação de gás natural amplamente utilizada em residências comuns. O sistema de Canalização de gás transporta gás natural do abastecimento para fornos domésticos ou sistemas de aquecimento.
Aconselhamos a leitura deste conteúdo caso pretende ser um canalizador de gás em Luanda em qualquer parte de Angola. Neste artigo, aprenderemos sobre sistemas de tubulação de gás, seu trabalho, materiais usados e tipos.
Funcionamento de Sistemas de Canalização de Gás
O fluxo de gás natural através dos sistemas de tubulação de gás depende da pressão interna dentro do sistema de tubulação. É bem conhecido que o gás flui de uma pressão mais alta para outra mais baixa. Após a extração do gás natural, deve ser transportado através de um longo sistema de tubulação semelhante a uma rodovia que acaba nos sistemas de distribuição para levar o gás.
A linha de distribuição também é conhecida como linha principal. Além dessas linhas de serviço, linhas de fornecimento de gás e equipamentos estão conectados. Um regulador de pressão controla a pressão do gás natural que entra em qualquer casa individual. A pressão do gás é mantida ligeiramente mais alta do que a pressão do ar atmosférico.
Materiais para Canalizador de Gás
Para a distribuição de gás natural, uma gama de materiais está disponível. Os materiais de tubulação de gás mais comuns são Aço Galvanizado, PVC, ferro preto, HDPE, Cobre, Composto de Plástico de Alumínio, Aço Inoxidável, etc.
Tubulação de Aço Inoxidável Ondulado Flexível: Este tipo de sistema de tubulação de gás é altamente flexível e fácil de instalar. Em locais de alto risco de desastres naturais, o aço inoxidável flexível funciona bem. A flexibilidade da tubulação ondulada minimiza danos e é amplamente utilizada para sistemas de tubulação de gás internos.
Aço Galvanizado:
Os tubos de gás de aço galvanizado são eficientes em termos energéticos, versáteis e duráveis. Eles encontram aplicações em linhas de gás interiores e exteriores. Portanto, como os tubos de gás de aço galvanizado são trabalhosos, eles geralmente não são usados em novas construções.
Tubos de Gás de Ferro Preto:
Este é o material mais comum para tubos de gás. Usado em aplicações interiores e exteriores, este tipo de sistema de tubulação de gás é forte, resistente ao calor e pode formar uma vedação hermética. outrossim os sistemas de tubulação de gás de ferro preto devem ser mantidos regularmente, pois são propensos à corrosão e seu selante pode se deteriorar.
Sistema de Tubulação de Gás PVC:
Devido à sua alta resistência à corrosão e durabilidade, os tubos de gás PVC são amplamente utilizados para linhas de gás subterrâneas externas. Os tubos de PVC são econômicos, mas precisam de instalação cuidadosa para evitar a quebra.
Tubos de Gás HDPE:
Os tubos de HDPE também são uma boa escolha para linhas de gás externas subterrâneas. Os tubos de gás HDPE são flexíveis e relativamente baratos.
Sistema de Tubulação de Gás de Cobre:
Eles encontram apenas uso limitado como alguns municípios não permitem. Os tubos de gás de cobre têm requisitos de código rigorosos e geralmente são projetados para uma vida útil de 20 anos.
Tubo Composto de Alumínio-plástico:
Eles são um composto de polietileno e alumínio. Mas o interior é de alumínio, enquanto o polímero é ligado fora usando adesivos. Adequado para o transporte de líquidos e gases, este tipo de tubo de gás é resistente à corrosão e lida com temperaturas relativamente altas.
Problemas com Tubulação de Gás
Um dos principais problemas com a tubulação de gás é o vazamento que pode causar má qualidade do ar, incêndios e até explosões. Então, o gás canalizado deve ser inspecionado e mantido regularmente para verificar possíveis problemas.
Sinais comuns de problemas de tubulação de gás são:
- Conexões inadequadas
- Vazamentos
- Ferrugem
- Apoio inadequado
- Válvula de desligamento ausente
- Sons de hissing
- Tubo de plástico exposto acima da classe
- Problemas com aparelhos a gás
- O ovo podre cheira mal
- Contas de energia elevadas
- Nenhuma perna de gotejamento
- Materiais inadequados
- Tubulação de cobre não é devidamente rotulado
- Tubulação em chaminés ou sistemas de dutos
Por isso, sugere-se sempre ser cauteloso e seguir os seguintes guias de segurança:
- Desligue todas as redes de gás antes de iniciar o trabalho.
- Use o tipo certo de arnês de segurança (luvas, um chapéu duro, botas e roupas reflexivas) enquanto trabalha. Se você detectar um cheiro de ovo podre (vazamento de gás natural), saia imediatamente desse lugar.
- Escavações de barricadas durante o trabalho de instalação de tubos de gás subterrâneos.
- Use ferramentas corretas para o manuseio de tubos de gás.
- Assegurar convenções de sinal e aviso adequadas para informar os outros sobre o trabalho em curso.